25 dicas para navegar melhor no Firefox

Descubra porque o browser da Mozilla é mais fácil de personalizar que o rival Internet Explorer, da Microsoft.

Apesar de o Internet Explorer, da Microsoft, ser o navegador mais popular do mundo, o Firefox, da Mozilla, continua atraindo usuários devido a uma simples razão: permite melhor controle.

Firefox

Ele oferece mais ferramentas para customizar a experiência de navegação e facilita o trabalho. Para ajudá-lo a explorar ainda mais as vantagens do navegador, PC World selecionou 25 dicas – algumas mais conhecidas, outras nem tanto. Vamos a elas.

O BÁSICO

Mais na mesma
Uma das coisas mais bacanas que o Firefox introduziu foi a possibilidade de abrir várias páginas em uma mesma janela, no conceito de abas.

Com o navegador da Mozilla ativo, basta pressionar simultaneamente as teclas Crtl e T e digitar a url desejada na barra de endereços da aba que se abrir. Para navegar entre as abas, basta clicar na aba desejada.

Links
Você pode abrir um link encontrado em uma página clicando nele (o que levará a janela ativa do navegar até o link desejado) ou então pode-se clicar com o botão direito do mouse sobre o link e escolher abri-lo em uma nova aba ou ainda em uma nova janela do navegador.

Abrir por padrão
Pode-se configurar o Firefox para sempre abrir links em uma nova aba. Clique em Ferramentas, Opções, vá ao ícone Abas e escolha Abrir nova página em uma nova aba. Depois, clique em OK.

Configurar Firefox

Navegue pelo teclado
Para mudar de aba usando só o teclado, pressione as teclas “Ctrl” + “Tab” assim as abas da direita vão se abrindo voltando à primeira da esquerda.

Ordem nas abas
Ao navegar pela web, um grande número de abas podem se acumular na janela ativa. Pode-se fechar as abas que não se quer mais clicando com o botão do mouse sobre o sinal “X” que fica ao lado da aba em questão. Também é possível reorganizá-las. Clique e arraste a aba desejada, soltando-a na nova posição.

Feche todas, menos a ativa
Para deixar apenas a aba ativa aberta, fechando todas as demais, clique com o botão direito e escolha Fechar as outras abas.

Recupere uma aba
Quem nunca fechou uma aba sem querer e se arrependeu depois que atire a primeira pedra. No Firefox, para abrir uma aba (ou várias) que se tenha fechado, basta pressionar as teclas Crtl, Shift e T simultaneamente. A cada vez que essa seqüência de teclas é pressionada, uma janela fechada volta a se abrir.

COMANDOS DE TECLADO

Economize nas teclas
Para levar o cursor para a barra de endereços, basta digitar Crtl e L.

Se quiser acrescentar o sufixo .com.br a um endereço, basta digitar Ctrl e Enter. Para o sufixo .org, digite Ctrl, Shift e Enter. Se o sufixo for .net, Shift e Enter.

Para levar o cursor até a barra de buscas habilitada no navegador, pressione Ctrl e K. Para optar por outro serviço de busca, além do padrão que aparece, clique na seta para baixo e selecione o motor de buscas desejado.

Localize conteúdo
Para encontrar um determinado texto na página em que se está, pressione Ctrl e F para abrir o campo Localizar, no canto inferior esquerdo da tela.

Acessibilidade
Manipule o tamanho das fontes usadas nas páginas visitadas pressionando Ctrl e = para aumentá-las ou Ctrl e – para diminuir o tamanho das letras.

BOOKMARKS E HISTÓRICO

Ordem na casa
Depois de ter organizado seus Favoritos, você não vai querer que eles saiam da ordem quando adicionar um novo endereço. Por isso, a sugestão é colocar os novos bookmarks em pastas apropriadas.

Sempre que quiser adicionar a página na qual está navegando aos seus favoritos, selecione Favoritos, Adicionar página e Criar em e verá uma lista de pastas nas quais guardou seus endereços mais recentes.

Caso você não encontre nessa lista uma pasta apropriada para colocar seu novo bookmark, clique na seta à direita e expanda a caixa de diálogo; isso permitirá que você escolha qualquer pasta ou até crie uma nova para guardar seu favorito. Depois de ter escolhido uma pasta, clique em OK.

Elimine o desnecessário
Mesmo organizada, a lista de sites favoritos não lhe poupará tempo algum se estiver em um enorme guia com endereços que você já não usa mais. Se achar que um dos submenus dos seus bookmarks tem mais opções do que deveria, clique nele com o botão direito do mouse e selecione Abrir todos em abas.

Essa opção abre cada favorito da lista em uma nova aba. Se aparecer Não encontrado, a página não existe mais. Clique nela, veja a URL e apague o endereço correspondente da lista de favoritos.

Caso não consiga encontrar a URL correspondente na lista, você pode arriscar e selecionar a mais provável, considerando as outras páginas que estão mais próximas – as abas se abrem na ordem da lista de bookmarks.

Ou então, clique com o botão direito do mouse no provável favorito, selecione Propriedades e compare a URL que aparecer com a que está na aba.

Elimine rastros
O Firefox oferece a opção de apagar endereços tanto do histórico do navegador quanto da barra de endereços. Para apagar um deles de alguma página recentemente visitada no histórico da barra de endereços, aponte o item com o mouse, mas em vez de clicar com o mouse, pressione Delete.

Edite o histórico
Para editar o histórico de navegação, pressione Crlt e H para abrir a barra. Clique com o botão direito do mouse na página que deseja remover e selecione Excluir.

Se quiser apagar várias páginas, clique com o botão direito na primeira da seqüência e selecione Excluir. Assim que ela desaparecer, a que estiver embaixo ficará em destaque e você pode continuar pressionando Excluir até que todas tenham sumido.

BUSCAS

Google como padrão
Uma das ferramentas mais úteis do Firefox é a possibilidade de fazer uma busca por meio da barra de endereços. Quando você digita uma palavra ou um assunto pelo qual está procurando na barra de endereços, o navegador redireciona essa informação para o Google e faz a busca automaticamente.

Entretanto, nesse tipo de procura, o buscador mostra o site mais popular que combina com o termo que você digitou. Ele só exibe a lista completa de possíveis páginas relacionadas se não encontrar uma opção que realmente combine com a busca.

Se preferir não fazer uma busca usando esse método, mude essa configuração editando o arquivo de configuração do Firefox.

Ele é um arquivo importante, portanto é melhor fazer um backup antes. Com a cópia de segurança pronta, digite about:config na barra de endereços do Firefox e pressione Enter. No campo do Filtro da página, digite keyword. Dê um clique duplo na entrada keyword. URL e digite http://www.google.comsearch?btnG=Google+Search&q=. Clique em OK.

Agora, toda vez que digitar um termo de busca na barra de endereços, poderá acessar a página completa de resultados do Google. Caso se arrependa e queira voltar, repita os passos, mas digite http://www.google.com/search?ie=UTF-8&oe=UTF-8&sourceid=navclient&gfns=1&q= .

Mais serviços de busca
Você pode adicionar, remover e organizar os serviços listados na barra de pesquisa no canto superior direito da interface do Firefox. Para fazer isso, clique na área à esquerda da caixa de procura e selecione Organizar.

Na caixa de diálogo Mecanismos de pesquisa, clique em Mais pesquisa, para ver uma lista de serviços de pesquisa disponíveis. Para adicionar uma ferramenta simplesmente selecione-a e clique em Adicionar.

Se quiser que o Firefox use o serviço como ferramenta padrão de busca, selecione-a e adicione em mecanismos do campo de pesquisa. Já que você pode fazer buscas no Google pela barra, não é necessário mantê-lo na lista. Para excluí-lo, selecione-o e clique em Remover.

Backup, sempre!
A tela about:config do Firefox é semelhante à tela de registros do Windows. Ambas contêm informações importantes. Por isso, antes de mexer nelas, vale a pena fazer backup do arquivo de configuração.

Para fazer isso, feche o Firefox, selecione Iniciar, Executar, digite %appdata%\mozilla\fi refox\profiles e pressione Enter.

A janela do Windows Explorer que irá aparecer vai conter uma pasta com um nome estranho, como ‘4hw0enat.default’. Abra-a e copie o arquivo prefs.js em um local seguro.

Melhor ainda, tenha certeza de que a pasta de perfis está incluída no seu backup diário regular. Antes de cometer algum erro no about:config, feche o Firefox e copie o backup do prefs.js de volta no local original.

Espero que foi útil

Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *