Beneficio Auxílio-doença – Agendamento, Requerimento e Consulta

Doravante, queremos falar sobre um dos grandes benefícios que a Previdência Social tem oferecido a diversos trabalhadores, no Brasil, o auxílio doença. Este é um benefício que pode ser convertido em aposentadoria por invalidez ou auxilio acidente, isso vai depender do grau de enfermidade, que o trabalhador estará sujeito, no momento em que o beneficio for solicitar para seu amparo.

Benefício Auxilio Doença

Auxílio-doença é um seguro concedido ao trabalhador pela Previdência Social. Este auxílio, no Brasil, é regulado pela Lei 8.213/91, que trata dos benefícios da Previdência Social. Vale ressaltar que o benefício consiste em uma renda praticamente idêntica ao salário, que é paga pelo tempo que durar a incapacidade do trabalhador. Importante salientar que o auxílio-doença é pago somente a empregados, trabalhadores avulsos e segurados especiais (pequenos agricultores e pescadores).

Beneficio Auxílio-doença – Agendamento, Requerimento e Consulta

Beneficio Auxílio-doença

Como Fazer o agendamento?

Para fazer o agendamento do beneficio do auxilio doença, você deverá acessar o site do Dataprev, lá você encontrará informações sobre o beneficio, poderá sanar algumas dúvidas sobre o mesmo. Ademais você pode fazer a consulta do auxilio doença, na própria página do Dataprev.

Requerer o Auxílio-doença

Para requerer ou solicitar o auxílio-doença o trabalhador acometido pela enfermidade deverá se submeter a uma perícia medica vinculada a Previdência Social, a fim de que, toda a junta médica dê um parecer e corrobore a incapacidade do trabalhador para exercer suas atividades no trabalho. Importante frisar que o trabalhador deverá ter contribuído pelo menos 12 meses, com exceção nos casos de acidentes.

Como dissemos em linhas anteriores, a solicitação ou requerimento do benefício é feito pela internet, no site do Dataprev, para isso é importante está munido do seu Número de Identificação do Trabalhador o PIS/PASEP, nome completo do requerente, nome da mãe, bem como a data de nascimento da mesma. Com isso, você deverá inserir os dados citados para dar prosseguimento à sua solicitação.

Depois de inseridos todos os dados supracitados, selecione a categoria você pertence, a data do último dia de trabalho, CPF e nome do empregador, no caso de empregado (a) doméstico (a). Com este dados é só clicar em Requerimento e seguir todas as orientações para fazer o agendamento do seu beneficio. Para auferir mais informações, acesse o site do Dataprev e preencha o Requerimento de Auxílio-doença.

Comments

  1. By EDSON ELIAS

  2. By ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *