Combater o Colesterol – Amaranto e seus Benefícios.

Estudo brasileiro comprova que a semente de amaranto derrete a gordura que entope as artérias. Isso parece ser muito bom, por isso, vamos aprender a acrescentá-la à nossa dieta e viver com mais saúde. Para isso, precisamos saber mais sobre esse estudo, além de conhecer o próprio amaranto e seus benefícios.

O Amaranto

O Amaranto é um cereal com alto teor de fibras, cálcio, zinco e proteínas. Este cereal é o mais completo dos cereais, pois possui lisina, um aminoácido essencial e normalmente é encontrado no feijão. Além disso, o amaranto auxilia no controle da pressão arterial e também nos níveis de colesterol, por isso, a importância desse estudo no combate a esta última enfermidade.

Combater o Colesterol – Amaranto e seus Benefícios.

Combater o Colesterol – Amaranto

Estudo sobre o Amaranto

Como falamos no inicio deste artigo um estudo brasileiro, realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas fizeram este estudo em pessoas com colesterol alto, onde as mesmas passariam a consumir 30 gramas (uma colher de sopa) de farinha de amaranto por dia, durante um mês. Após este tempo foi notado que os níveis de LDL, ou seja, colesterol ruim em todas elas tinha despencado.

Essa queda nos níveis do colesterol nessas pessoas deve-se ao fato de que, o amaranto contém proteínas, óleo e fibras que atuam em conjunto para desobstruir as artérias. Ademais, a semente também inibe no fígado uma enzima envolvida na produção de colesterol ruim. Então, conheça os benefícios deste poderoso remédio no combate ao colesterol e outras doenças mais.

Benefícios do Amaranto

Além de ter como beneficio o combate ao colesterol, o amaranto também controla a diabetes. A alta concentração de fibras (maior do que as encontradas, no milho e no trigo) controla a glicemia em diabéticos. Rico em cálcio, o grão também pode substituir o leite para crianças e adultos com intolerância à lactose. E, como não contém glúten, ainda funciona como uma ótima opção nutritiva no cardápio de quem tem intolerância a essa substância.

O amaranto também fortalece as defesas do nosso organismo. Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, que combate os radicais livres, aumentando, assim, a oxigenação do metabolismo e reforçando o sistema imunológico. Cabe salientar que o amaranto atua ainda, afastando a osteoporose e os problemas cardíacos. A semente possui alto teor de proteínas, cerca de 14% a 20% a mais do que em outros cereais, assim como o zinco, ferro, cálcio e potássio que previne a osteoporose e doenças cardiovasculares.

Para concluir este artigo sobre o amaranto, ele ainda ajuda a aumentar a massa magra em atletas e esportistas amadores. Bem, essas foram algumas informações sobre esse importante aliado no combate ao colesterol e outras doenças. Esperamos ter contribuído para a sua boa saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *