Como Reutilizar Água da Chuva – Dicas

Atualmente, muitas pessoas têm procurado alternativas para fazer reutilização da água da chuva. Mas, é possível construir um sistema de reutilização de água da chuva sem gastar muito? Saiba a resposta nas linhas seguintes deste artigo, que fora feito para tirar essa pequena dúvida da cabeça dos nossos leitores.

Como Reutilizar Água da Chuva?

Bem, a forma mais simples para reutilizar a água da chuva é usar um reservatório de ferrocimento (que pode ser feito no local, onde deseje fazer a reutilização) ou uma fibra. Mas, vale ressaltar que é importante fazer um estudo hidráulico para dimensionamento e locação do sistema. Ele deve ser totalmente vedado e escuro, pois a luz faz com que fungos e bactérias se proliferem no recipiente.

Como Reutilizar Água da Chuva – Dicas

Como Reutilizar Água da Chuva

Outrossim, é preciso que esse sistema conte com um aparelho de filtragem e separação de resíduos orgânicos para a retirada de impurezas. A primeira hora de chuva deve ser evitada. Assim, impede-se que a sujeira do telhado invada o reservatório. O tratamento dessa água pode ser feito com pastilhas de cloro ou de cobre. Vale lembrar que, se o líquido for usado para irrigação de jardim e horta, não se deve empregar cloro no tratamento.

Para bombear a água do reservatório onde ela é armazenada, filtrada e tratada até outros menores, que alimentarão as bacias sanitárias e torneiras de jardim, é suficiente uma simples bomba submersa. O problema da captação de água da chuva são as condições em que ela chega ao reservatório. Vale ressaltar que em metrópoles grandes, costuma-se ter alto índice de acidez devido a poluição do ar.

Importante salientar que essa acidez danifica a tubulação. Em regiões rurais, o acúmulo de matéria orgânica, insetos e fezes de roedores, que se acumulam no telhado, também contaminam a água armazenada. Por isso, o ideal é limpar bem o telhado antes da época de chuvas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *