Quinua considerado o melhor alimento do planeta – o vegetal completo

Conhecido como um dos melhores alimentos do Planeta terra, esse alimentos já está fazendo parte da mesa brasileira. Veja para que serve Quinoa e seus nutrientes. Conhece aqueles ditados:

  • “Diga-me com quem tu andas que eu direi quem tu és”
  • “Mostre-me seus livros que mostrarei o que serás”
  • “Você é o que come”

Foi esse terceiro ditado que me impulsionou a escrever este artigo sobre a quinua. Descoberto o seu potencial agora recentemente (esse mês) e considerado um dos alimentos mais completos do planeta, utilizado pelos astronautas em viagens espaciais e a 500 anos atrás pelos Incas.

A quinua é um grão que também pode ser encontrada na forma de farinha e farelo. É um produto riquíssimo em proteína e foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação como sendo um “alimento perfeito” e mais completo do planeta. E o melhor: a quinua se adapta facilmente nos solos mais pobres.

Os incas da Bolívia e do Peru há 8.000 anos, já o utilizava. seu valor nutritivo é extremamente altíssimo. Os chefes dos restaurantes já estão se adequando a nova “moda” na alimentação. Muitos estão criando pratos a base de quinua.

O que é Quinoa

Ele pode ser encontrado em grãos, farinha e flocos e já vem sendo comercializado em larga escala. Ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais, esse grão ainda tem outra grande qualidade. “Seus aminoácidos (componentes da proteína) são combinados na medida certa para atender às necessidades do organismo”, atesta Jaime Amaya Farfán, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, da Universidade de Campinas (Unicamp).

Incrivelmente cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, (fantástico) entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa, e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.

Depois da proteína e do carboidrato, o grão esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que não permite a deposição de gorduras maléficas nas artérias. Esses três componentes de nutrientes controla a liberação de glicose, impedindo aquele sobe-e-desce do açúcar no sangue que dá fome rapidinho.

O mix de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten (ótima notícias para quem tem alergia a esse elemento) somam mais pontos na ficha nutricional da quinua. O que os estudiosos estão tentando descobrir agora é se o vegetal, originalmente cultivado nas altas montanhas da Bolívia, possui fitoestrógenos semelhantes ao da soja — substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

O grão tem muitas outras utilidades aqui omitidas. Se a premissa “você é o que come” é verdadeira, e é lógico eu acredito nisso, essa é mais uma excelente opção para nosso cardápio.

Assim meus desejos são os mais saudáveis possíveis, vamos às compras.

Para uma verificação comparativa da quinoa com outros produtos você encontrará fartamente inclusive no site do planeta orgânico.

Até Breve

Comments

  1. By Geane

  2. By DORIVALDO

  3. By luzete

  4. By Edilene Maria Rodrigues

  5. By Marilene Furlaneto

  6. By Marilene Furlaneto

  7. By Eva

  8. By luzinete martins barbosa

  9. By luzinete martins barbosa

  10. By Gilda Selzler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *