Sistema de Aquecimento Solar no Chuveiro Elétrico

Nesta oportunidade queremos trazer algumas dicas e sugestões do engenheiro Marcelo Mesquita, de como fazer para incorporar ao seu projeto, sem quebra-quebra, um sistema auxiliar de aquecimento solar no chuveiro elétrico, de forma bem prática e sem maiores complicações,

Sistema de Aquecimento Solar no Chuveiro Elétrico

Sistema de Aquecimento Solar no Chuveiro Elétrico

Dicas

Segundo o engenheiro Marcelo Mesquita, gestor de energia solar da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), uma forma simples seria incorporar o chuveiro elétrico ao sistema de aquecimento solar. Assim, ele poderia funcionar dos dois modos – com aquecimento solar (nos dias ensolarados) e com energia elétrica (nos períodos sem sol).

Instala-se o sistema de aquecimento solar no telhado, devidamente dimensionado e projetado e faz-se um furo na parede ou na laje para a passagem do cano que levará a água aquecida pelo sol (e armazenada no reservatório) até o misturador acoplado ao cano de alimentação do chuveiro.

Nesse arranjo, os dois registros (de água fria e quente) atuam como misturador e permitem o ajuste da vazão e da temperatura ideal do chuveiro. Seria como a chave inverno/verão do chuveiro tradicional, explica o engenheiro. Nesse caso, com economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *