TPM – Causas, Sintomas e Tratamentos

Atualmente, a TPM tem sido um terror para as mulheres, pois é nesse período em que elas sofrem com fortes dores, nas regiões abdominais, devido a variações hormonais durante esse período. Caro leitor (a), neste artigo iremos falar um pouco sobre esse mal que tem aterrorizado as mulheres, suas causas, sintomas, além de medidas de prevenção contra a TPM.

Sobre a TPM

A tensão pré-menstrual, conhecida pela sigla TPM, é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a sua menstruação. A TPM é caracterizada por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como algumas manifestações físicas, como, por exemplo, dores nos seios, distensão abdominal e cefaléia. Nesse período ocorre uma desordem neuropsicoendócrina, que acaba afetando a área psicológica, biológica e social da mulher.

TPM – Causas, Sintomas e Tratamentos

É importante salientar que a TPM ocorre porque durante a primeira fase do ciclo menstrual, onde o óvulo se prepara para deixar o ovário, para ir até o útero. A segunda fase só ocorre caso não haja fecundação, onde haverá uma descamação da maior parte do endométrio, que é um tecido muito vascularizado, e que apresentará hemorragias devido ao rompimento destes vasos sanguíneos, fazendo com que haja sangramento, que será eliminado pela vagina, dando origem ao fluxo menstrual.

Vale ressaltar que no período menstrual, a ovulação ocorrerá 24 a 36 horas, após o pico de LH, que a libertação do óvulo que se encontra no ovário, razão pela qual o pico de LH é um bom indicador do pico da fertilidade, ou seja, é justamente nesse período que há uma probabilidade muito grande da mulher engravidar, se houve fecundação, uma vez que este é conhecido como o período fértil.

Sintomas

Bem, os sintomas da TPM são fáceis de serem notados, a saber, as fortes dores abdominais, fadiga, dores ou sensibilidade nos seios, dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade, depressão, falta de humor, dificuldade em se concentrar, aparecimento de espinhas, sensibilidade, raiva, sensação de calor em excesso, tonturas, inchaços nas pernas, facilidade em chorar, cansaço, desejo em comer alguns alimentos, entre outros mais, que acabam sendo notórios neste período nas mulheres.

Prevenção e Tratamentos

Bom, para atenuar os sintomas da TPM é importante algumas medidas de prevenção, como modificações alimentares, dietas ricas em cálcio e magnésio, diminuição do consumo de álcool, evitando o fumo, a realização atividades físicas e evitar o estresse. Ainda no que diz respeito às mudanças alimentares, diminua o consumo de gordura, sal, café e açúcar. Lembrando que as dietas que contêm cálcio devem ser feito com leite e iogurte, já as dietas com magnésio devem realizadas acompanhadas de espinafre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *